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Marvel: Artista de efeitos visuais detalha como é trabalhar para a produtora

E aí Gnowers, Gnower Master aqui!

Depois de um grupo de artistas de efeitos visuais manifestarem as condições abusivas que a Marvel impõe sobre eles nas internet, chegou a vez de um artista de efeito visual dar mais detalhes de como é trabalhar com a produtora. As revelações feitas pelo artista, foram divulgadas em um Site, e segundo elas, a Marvel é um péssimo cliente que não dá a mínima para os seus profissionais nessa área. Vem comigo e acompanhe tudo que foi revelado por esse artista!


Gnowers, em Julho desse ano, um grupo de artistas de efeitos visuais, publicou na internet, as condições abusivas que a Marvel impõe sobre eles. Segundo os mesmos artistas, a Marvel obriga o funcionário da área a terminar o trabalho antes do tempo marcado, não paga devidamente o funcionário, e muito mais (para mais detalhes, clique AQUI!). Vale a pena realçar, que mesmo com essas denúncias graves feitas pelos profissionais que dizem ter trabalhado para a Marvel, até ao momento, a produtora ainda não se pronunciou.

Após as revelações feitas pelo grupo de artistas, chegou a vez de um artista que também diz ter trabalhado para a Marvel, dar o seu parecer de como é trabalhar com a produtora, e segundo as revelações feitas pelo artista ao Site, Vulture, o sonho que muita gente tem de trabalhar com para a Marvel, pode muito bem se transformar em um pesadelo. Confira agora tudo que foi revelado:

“É bem conhecido e até brincado de forma sombria em todas as casas de efeitos visuais que trabalhar nos programas da Marvel é realmente difícil. Quando trabalhei em um filme, eram quase seis meses de horas extras todos os dias. Eu estava trabalhando sete dias por semana, com média de 64 horas por semana em uma boa semana. A Marvel realmente trabalha muito com você. Já tive colegas de trabalho sentados ao meu lado, desmoronando e começando a chorar. Já tive pessoas tendo ataques de ansiedade ao telefone. O estúdio tem muito poder sobre as casas de efeitos, só porque tem tantos filmes de sucesso saindo um após o outro. Se você incomodar a Marvel de alguma forma, há uma grande chance de você não conseguir esses projetos no futuro. Então, as casas de efeitos estão tentando se virar para manter a Marvel feliz.

Para conseguir trabalho, as casas concorrem a um projeto; todos eles estão tentando entrar bem nos lances uns dos outros. Com a Marvel, os lances normalmente ficam um pouco abaixo, e a Marvel está feliz com esse relacionamento, porque economiza dinheiro. Mas o que acaba acontecendo é que todos os projetos da Marvel tendem a ter falta de pessoal. Onde eu normalmente teria uma equipe de dez artistas de efeitos visuais em um filme que não é da Marvel, em um filme da Marvel, consegui dois, incluindo eu. Assim, cada pessoa está fazendo mais trabalho do que precisa.

A outra coisa com a Marvel é que ela é famosa por pedir muitas mudanças ao longo do processo. Então você já está sobrecarregado, mas a Marvel está pedindo mudanças regulares muito além do que qualquer outro cliente faz. E algumas dessas mudanças são realmente importantes. Talvez um mês ou dois antes de um filme sair, a Marvel nos fará mudar todo o terceiro ato. Tem tempos de retorno realmente apertados. Então, sim, não é uma ótima situação ao redor. Uma casa de efeitos visuais não conseguiu terminar o número de tomadas e refilmagens que a Marvel estava pedindo a tempo, então a Marvel teve que dar o trabalho ao meu estúdio. Desde então, essa casa foi efetivamente colocada na lista negra de obter trabalho da Marvel.

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Parte do problema vem do próprio UCM – apenas o grande número de filmes que ele possui. Ele define datas e é muito inflexível nessas datas; ainda está bastante disposto a fazer refilmagens e grandes mudanças muito perto das datas sem alterá-las para cima ou para baixo. Esta não é uma dinâmica nova. Alguns dos problemas que mencionei são universais para cada Show e cada projeto. Mas nem todo cliente tem o poder de intimidação da Marvel. Lembro-me de ir a uma apresentação de uma das outras casas de efeitos visuais sobre um dos primeiros filmes do UCM, e as pessoas estavam falando sobre como estavam ficando “chateadas por pixels”. Esse é um termo que usamos na indústria quando o cliente escolhe cada pequeno pixel. Mesmo que você nunca perceba. Um cliente pode dizer: ‘Isso não é exatamente o que eu quero’, e você continua trabalhando nisso. Mas eles não têm ideia do que querem. Então eles vão dizer: ‘Você pode tentar isso? Você pode apenas tentar isso?’ Eles vão querer que você mude um cenário inteiro, um ambiente inteiro, bem tarde em um filme.

O principal problema é que a maioria dos diretores da Marvel não estão familiarizados com o trabalho de efeitos visuais. Muitos deles acabaram de fazer indies no Sundance Film Festival e nunca trabalharam com efeitos visuais. Eles não sabem como visualizar algo que ainda não está lá, que não está no set com eles. Então a Marvel muitas vezes começa a pedir o que chamamos de “renderizações finais”. Enquanto estamos trabalhando em um filme, enviamos imagens de trabalho em andamento que não são bonitas, mas que mostram onde estamos. A Marvel muitas vezes pede que eles sejam entregues com uma qualidade muito maior desde o início, e isso leva muito tempo. A Marvel faz isso porque seus diretores não sabem como olhar para as imagens iniciais e como fazer julgamentos. Mas é assim que a indústria tem que trabalhar. Você não pode mostrar algo super bonito quando o básico ainda está sendo desenvolvido.

A outra questão é que, quando estamos em pós-produção, não temos um diretor de fotografia envolvido. Então, estamos chegando com as fotos muitas vezes. Causa muita incongruência. Um bom exemplo do que acontece nesses cenários é a cena de batalha no final de Pantera Negra. A física está completamente desligada. De repente, os personagens estão pulando, fazendo todos esses movimentos malucos como figuras de ação no espaço. De repente, a câmera está fazendo esses movimentos que não aconteceram no resto do filme. Tudo parece um pouco caricatural. Isso quebrou a linguagem visual do filme.

As coisas precisam mudar em duas extremidades do espectro. A Marvel precisa treinar seus diretores para trabalhar com efeitos visuais e ter uma visão melhor desde o início. O estúdio precisa segurar mais os pés de seus diretores no fogo para se comprometer com o que eles querem. Outra coisa é a sindicalização. Há um movimento crescente para fazer isso, porque ajudaria a garantir que as casas de efeitos visuais não aceitem lances sem considerar quais seriam os impactos. Porque na maioria das vezes, é como se você trabalhasse em um programa da Marvel e trabalhasse nisso por mais barato apenas porque é legal. Alguns dos problemas que mencionei são universais para cada show e cada projeto. Mas você acaba fazendo menos horas extras em outros programas. Você acaba sendo capaz de empurrar mais os diretores. Quando eles dizem algo como ‘Ei, eu quero isso’, você pode dizer ‘Isso não faz sentido’. Nem todo cliente tem o poder de intimidação da Marvel.”

Pois é Gnowers, tal como deu para ver nas declarações feitas pelo artista de efeitos visuais não identificado, trabalhar com a Marvel é um completo pesadelo. O simples facto da Marvel ser uma indústria gigante, acaba colocando uma certa intimidação nos artistas na hora deles tentarem revidar ou acionar a justiça. Tal como já foi revelado pelo primeiro grupo de artistas que também trabalhou para a Marvel, não é de hoje que a produtora tem abusado dos serviços e da boa vontade dos seus funcionários nessa área. Partindo da lógica que esse abuso por parte da Marvel é antigo e que até agora nada foi feito, tudo indica que mais uma vez a Marvel sairá impune.

O que vocês acham disso? Vocês acham que a Marvel pagará pelo que fez ou essa será mais uma história em que uma indústria gigante acaba ofuscando os direitos de um funcionário? Deixem as vossas opiniões nos comentários!


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